Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Eu sem mim mesma



     A amputação é definida como a remoção de um ou mais membros, ou parte deles, sendo causada por diferentes fatores. Além dos benefícios ao organismo, a prática de atividade física apresenta um importante papel na reabilitação de deficientes físicos, em muitos casos a pessoa acidentada, prefere ficar com o membro inferior atrofiado ao invés de fazer amputação. Esse fato pode restringir a pessoa de praticar atividades desportivas e também a vida saudável, portanto, em certos casos a amputação é indicada, conheço muitos casos que a pessoa quase perdeu a vida em função da espera para ver se o organismo reagisse ao tratamento. E por fim, a única maneira de salvar a vida foi realmente fazer a amputação. É claro que conviver sem um pedaço do corpo causa muitos problemas psicológicos, auto-aceitação é a palavra chave, pois a pessoa passa a ter a necessidade de uma nova fase na vida, pois o membro amputado sempre vai fazer parte do cérebro, fisicamente esta sem, mas o cérebro ainda registra aquela parte do corpo. Os amputados sentem dores fantasma é a tentativa de reintegração corporal coceiras na sola do pé, câimbra, o pé fica gelado, os calos doem, enfim a parte amputada permanece na mente da pessoa. Não é comum tratamento psicológico para os amputados aceitarem nova fase da vida na verdade, os amputados precisam de um tratamento muito diferenciado dos demais deficientes. A começar dentro da própria família, existe uma rejeição muito grande por parte daquelas pessoas mais próximas, os amigos se afastam a pessoa amputada, perde parte do laser que antes tinha. A vida realmente muda da água para o vinho. Não é fácil adaptação tudo muda. A mudança faz parte da vida, mas precisaria ser preparada e não subitamente assim. A preparação da pessoa precisa ser feita por uma equipe de psicólogos altamente preparados, pois antes do procedimento cirúrgico. Preparar a pessoa é antes de tudo cuidar do fator psicológico, pois o futuro amputado terá a vida inteira de conviver assim, sem parte de um membro. Já assisti muitos casos em que o paciente tinha a necessidade de amputação da perna esquerda e o médico fez da direita, esses erros demonstram claramente o despreparo de muitos médicos e equipes dentro de centros cirúrgicos. Não são só acidentes automobilísticos que causam amputações, doenças como: diabete a campeã com 70% dos casos, já trombose com menor incidência. Muitas amputações poderiam ser evitadas se fosse diagnosticado há tempo.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/829517-amputa%C3%A7%C3%A3o-uma-nova-fase-da/#ixzz1TFFnHrYA

imagem:solidão contraditória 




Comentário do Blog: Achei este texto incrível, simples mas objetivo. Contudo, posso dizer isto no caso de câncer, ainda falta um pouco para se entender  este fato na vida dos pacientes. É óbvio que entre morrer e perder um membro, perdesse um membro. Não se necessita de piedade, só apoio. Contudo muitos pacientes usam a outra opção,  ainda que a família esteja a seu lado, desesperam-se só de pensar em conviver sem alguma parte ou função de seu corpo. Como já disse, são deixados de lado, com seus medos e fantasmas como se fossem culpados tanto pela doença, como pelas consequências dela.
    Tantos milhões de imposto neste país sendo usados pra tudo, menos para o que deveria.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Para grandes inimigos, grandes estratégias.

                                            apinturadedeus.blogspot.com
 

    No início do meu tratamento pedi a Deus que me ajudasse, que se Deus me curasse passaria esta boa nova para pelo menos mil pessoas. Quando via os exames meu coração batia acelerado. Então fiquei angustiada... como faria para compartilhar minha história? Por mais que eu conversasse com as pessoas, achava que jamais chegaria a mil. Como falaria de Deus, da sua criação, de como ele consente com nosso bem estar. Queria que as pessoas cressem, algumas passavam quase quarenta minutos conversando, outras só pelo olhar, sabia que não aceitavam o que queria passar. Perdi pessoas pelo caminho... Hoje acho que cumpri a promessa de compartilhar com pelo menos mil pessoas, já compartilhei com dez países, e sou grata a Deus por isso. Não sei se ampliarão. Tomarão alguma providência...Mas sinto que por menos que seja, para alguém, em algum lugar eu fiz diferença. E este blog foi pensado para isto. Se você leu os conteúdos deste blog, e lhe foram úteis, estão amenizando seu problema... repasse.
    O uso da janaúba, o uso da uva (um cacho de uva batido no liquidificador com uma xícara de água) em consumo diário em jejum.Inclusão de alimentação crua composta de frutas, legumes e verduras, e exclusão  de frios, frituras, carne, açucar ( a princípio amenize o uso, retire aos poucos, cuidado com adoçantes) e refrigerantes da dieta. Radicalmente. Revisão e acerto de contas interior, liberar perdão, se você infelizmente é como eu, e tem dificuldade de perdoar... Entre sentir mágoa e dor, escolha perdoar, pois é, é escolha, diga para si mesmo(a). Eu quero, não sei como, mas quero perdoar, esta escolha já fará uma diferença enorme e os resultados disso reverterão em bençãos. Peça perdão ou decida mudar. Diga a si mesmo a partir de hoje agirei de maneira diferente. Não é mágica, é atitude!
Você acha que é demais? O câncer é demais!" Para grandes inimigos, grandes estratégias"! Meu nome é Cleide e eu ainda estou aqui. Lutando!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pesquisa da USP relaciona câncer, inflamação e desnutrição.

Estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário (HU) da USP em conjunto com outras instituições, revela que processos inflamatórios podem ter relação com a gravidade do câncer e a desnutrição aguda (caquexia). Segundo Paulo Sérgio Martins de Alcântara, médico assistente da Divisão de Clínica Cirúrgica e coordenador do estudo no HU, a caquexia é uma síndrome que afeta de 15% a 40% dos pacientes com câncer, sendo responsável por até 20% das mortes causadas pela doença.
Além da perda de peso, ela provoca atrofia muscular, fadiga, fraqueza e perda de apetite e pode ser causada por doenças como câncer, tuberculose, aids, leishmaniose visceral e distúrbios autoimunes.  ”A caquexia faz com que o paciente perca muito peso, principalmente massa magra (músculo) e massa adiposa (gordura), sendo que a perda de massa gorda precede a de massa magra”, explica o médico.
“Acredita-se que a perda de gordura é resultado da instalação de um processo inflamatório no tecido adiposo, causando liberação de substâncias inflamatórias na circulação. A preservação da massa gorda pode ter papel importante no desenvolvimento da síndrome, evitando a perda de músculo e liberação de substâncias inflamatórias para a circulação”, acrescenta Alcântara.
O estudo tem como principais objetivos verificar as alterações moleculares nos diferentes depósitos de gordura e relacionar a possível inflamação desses tecidos com o fornecimento de substâncias inflamatórias no sistema circulatório. Até o momento, a pesquisa revelou que os diferentes estoques de gordura do corpo humano respondem de forma diferente à evolução da caquexia.
Perfil
“Procuramos caracterizar o perfil da perda de massa gorda. E, num segundo momento, analisaremos se esses mesmos perfis ocorrem em pacientes. Todas essas informações serão testadas para que no futuro possam ser utilizadas para se avaliar a evolução da doença e estratégias terapêuticas”, diz Alcântara.
De acordo com o médico, o estudo encontra-se em fase inicial e está sendo realizado tanto em tecidos de animais como em tecidos humanos. “Estamos aprofundando nossos estudos para compreender os mecanismos moleculares que controlam a desnutrição, para que num futuro próximo possamos compreender melhor os caminhos para uma intervenção terapêutica, farmacológica ou não.”
Na segunda fase, pacientes com câncer gastrointestinal participarão da pesquisa. “Inicialmente, fármacos e fitoterápicos seriam testados em células e modelos animais de caquexia. Com o tempo e a constatação da eficácia, bem como da segurança, serão testados em humanos. Em pacientes caquéticos, iniciaremos a intervenção com exercício físico, que tem propriedades anti-inflamatórias, além de preservar a massa magra e gorda”, conclui o coordenador da pesquisa.
Além de Paulo Sérgio Martins de Alcântara, também participam da pesquisa Influência das citocinas pró e anti-inflamatórias no tecido adiposo branco. Possível interação entre adipócito e infiltrado mononuclear os médicos José Pinhata Otoch e Linda Maximiano, do HU; Marília Cerqueira Leite Seelaender e Renata Sandoval, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP ; Miguel Luiz Batista Júnior, do Núcleo Integrado de Biotecnologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), e Mireia Olivan, pós-doutoranda da Universidade de Barcelona, na Espanha.
Fonte: Agência USP


Comentário do Blog: Se conseguirmos manter uma alimentação ao menos vegetariana poderemos prevenir muitas doenças e inclusive manter nossa imunidade sempre atuante.

Amor ao próximo. Que história linda, que ser humano lindo


    Hoje durante a caminhada,( estou de férias, então procurei caminhar todas as manhãs e fazer exercícios físicos, é primordial manter-se ativo) conheci uma senhora e trocamos testemunhos de vida ela relatou que a alguns anos, uma parente esposa de seu cunhado desenvolveu lepra e os parentes e amigos deixaram inclusive de visita-la. O marido desesperado não sabia o que fazer. Então essa senhora, apesar de ter filhos pequenos se prontificou a cuidar da mulher para que o marido pudesse trabalhar, foi duramente alertada e criticada. Poderia ela mesma contrair a doença. Mesmo assim ela continuou ajudando, o detalhe é que a moça doente estava grávida, ela lembra que quando banhava suas partes intimas observava que estavam dilaceradas, suas coxas em carne viva, sem condições de ser tratada em casa,  foi internada e os médicos não permitiam visitas, mas ela insistia. Finalmente o bebê nasceu, mas contraiu lepra e esta senhora resolveu cuidar dele, contudo 15 dias depois Deus o resgatou. Hoje a doente , toma medicamento especifico e a doença está sob controle. O que sobrou disso, foi uma incrível lição de amor e dedicação. Fiquei envergonhada e pensei comigo se seria eu mesma capaz de tal ato de generosidade...

Cascas de ovos restauram ossos


     Tenho conversado e conhecido pessoas maravilhosas. E uma delas me relatou algo que a dias queria compartilhar. Sua filha de três anos estava muito doente, com uma doença crônica que causava degeneração óssea, os médicos haviam previsto que ela não completaria a adolescência. A vida da família desmoronou. Pobres, sem recursos, e ainda por cima tendo que estar presente ao hospital pelo menos três vezes por semana, como toda mãe que ama e quer o melhor para seus filhos. Ela aderiu a rotina, consultas, quimio. Mas não conseguia ver melhora, pelo contrário, um dia o desespero chegou a tal ponto que ela saiu do hospital e não tinha forças para ir para casa. Então foi para a casa da irmã, contou como a filha estava debilitada e que suas forças estavam se acabando. O namorado da irmã, de descendência oriental, relatou um fato semelhante em sua família e que os parentes usaram um recurso muito simples mas pouco conhecido. Separavam três ovos de galinha caipira, criada no quintal. Retiravam todo o seu interior, clara e gema, e estas cascas deveriam ser curtidas ao sol, o dia inteiro. No final do dia, envolvidas em um pano e socadas com um martelo até que se tornassem em pó, esse pó deveria ser peneirado e em seguida misturado com mel, e essa mistura deveria ser oferecida a criança. Algumas vezes ao dia. Acabando, refazer o procedimento.
     Resumindo sua filhinha foi se recuperando para surpresa de todos inclusive dos médicos e hoje tem 26 anos. Também contrariando os diagnósticos que previam que ela jamais teria filhos, hoje tem dois filhos e é casada. A natureza tem essa mania... curar, restaurar, desfazer diagnósticos humanos. A natureza é Deus e penso que Ele está interessado em nosso bem estar, mas para isto é necessário crer. Creia que frutas, legumes e verduras restauram, tratam e curam. Cascas de ovos restauram ossos. É surpreendente, inesperado, simples demais? Então você está no território da natureza, criação de Deus.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...